Print Email  
 

Notícias da Procura

 

Outubro Missionário 2015

No passado mês de Outubro, a PROCURA – Missões Claretianas levou a cabo em Agualva-Cacém, Carvalhos e Tondela um Conversas com Vida destinado a dar Testemunho Missionário das experiências de voluntariado missionário ocorridas em São Tomé e Príncipe no Verão de 2015 e promover o Voluntariado para 2016.

Nos Carvalhos, esta atividade decorreu no Salão da PROCURA, espaço recentemente renovado, tendo o encontro iniciado com um cântico do Coro Nossa Senhora da Abadia do centro de Afonsim. Após um breve esclarecimento do Projeto Casa Claret pelo Mário Almeida, os voluntários Mário Almeida, Paula Santos, Sofia Correia e Tânia Mota, deram-nos a conhecer o que fizeram em São Tomé e Príncipe onde já desenvolvemos voluntariado desde 2012.

Os voluntários, para além das visitas a outras instituições, foram também partilhando os seus dons e talentos nas várias Roças, Roça Laura, Novo Destino, Monte Macaco e Bom Retiro, onde também concretizaram várias atividades lúdicas, jogos, danças e relataram que apesar da humildade da população e de algumas pessoas viverem com muitas dificuldades, se sentiram acolhidos, felizes, e que essas pessoas também os ensinam a ser felizes com muito pouco e a dar o pouco que têm.

Salientamos, ainda, que o Mário e a Tânia, estiveram para além do mês de agosto cerca de cento e dez dias, e três meses respetivamente, com a missão da coordenação da Casa Claret e de assegurar o trabalho realizado pela Isabel Rocha durante um período de férias e cuidados com a sua saúde.

De seguida e como habitualmente, convidamos todos os presentes a partilharem uma conversa mais informal e próxima dos voluntários.

------

Missas de Envio 2014

No âmbito do Projeto “Casa Claret – Voluntariado Missionário Claretiano”, a Procuradoria das Missões Claretianas realizou, nos meses de Junho e Julho, um gesto de envio para os 12 voluntários que irão partir em missão com o P. João Luís para São Tomé e Príncipe em Agosto próximo e se encontrar com a Coordenadora deste Projeto, Isabel Rocha.

Estes jovens, provenientes das comunidades claretianas de Agualva, Cacém, Carvalhos e Lisboa (Colégio Universitário Pio XII) prepararam-se durante todo o ano realizando 4 formações específicas para o efeito (em 4 fins-de-semana, 2 nos Carvalhos e 2 em Lisboa), para além de integrarem as Delegações locais da Procuradoria e participarem nas suas demais atividades de celebração, voluntariado e missão.

Assim, durante o mês de Agosto de 2014, estes jovens ficam instalados na cidade da Trindade, São Tomé e Príncipe, e tem oportunidade de contactar com as comunidades locais, designadamente na Trindade, Batepá e Roça Laura e de colaborar com diferentes instituições locais, a saber: Hospital Ayres Menezes, Lar Dona Simoa Godinho, Casa dos Pequeninos e Rádio Jubilar.

Os nossos jovens têm igualmente a oportunidade de contactar com a comunidade claretiana de São Tomé e de se encontrar com o Bispo de São Tomé e Príncipe, D. Manuel António, que lhes falará da realidade local e estará presente na celebração do 2º aniversário da Casa Claret, em São Tomé e Príncipe, a 15 de Agosto.

------

Festa Santos Populares 2014

No passado dia 21 de Junho, realizou-se, no Colégio Universitário Pio XII, em Lisboa, a IV Festa dos Santos Populares. Esta festa, organizada pela Procuradoria das Missões Claretianas e seus voluntários, contou também com a colaboração do Agrupamento 541 de Escuteiros – Pio XII e com o Colégio Universitário Pio XII.

Durante a tarde, a animação foi garantida com um mini torneio de Futebol e aulas de Body Combat e de Zumba. Em paralelo, durante a tarde e noite decorreu um arraial popular, que juntou muitas pessoas num ambiente descontraído, alegre e de partilha e que contou igualmente com animação musical que permitiu a muitos darem um pézinho de dança.

Os fundos angariados com esta Festa foram canalizados para o “Projeto Casa Claret -Voluntariado Missionário Claretiano” e para o Agrupamento 541 de Escuteiros – Pio XII.

------

 

Festa das Missões 2014

Foi num ambiente de intensa atividade missionária que a Procuradoria das Missões Claretianas viveu mais um fim de semana de intenso fervor missionário onde o Voluntariado assumiu papel de destaque.

No sábado, dia 5, vivemos a nossa atividade mais importante, a Festa das Missões. Um tempo para nos reunirmos em “família” partilhando o nosso sonho solidário e missionário; de dar a conhecer os projetos e as atividades realizadas ao longo deste ano de 2013/2014 e, por último, mobilizar-nos, voluntários, amigos e benfeitores, para mais um ano de colaboração com as Missões Claretianas.

Foi, portanto, um tempo de fazermos pontes com pessoas concretas, em lugares concretos: Lubango e Luanda em Angola, São Tomé e Príncipe, Equador, Sudão, Tanzânia, Quénia, China que recebem os nossos apoios e ajudas.

Neste ano contamos com o habitual “churrascão”, apesar das nuvens ameaçarem com alguma chuva; com a atuação da Tuna Masculina da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Porto, e terminou a noite com a actuação de alguns fadistas de renome que nos presentearam com um belo espectáculo no Auditório Claret e que terminou com a subida ao palco de todos os voluntários da Procuradoria.

Mas este percurso da Procuradoria é sistemático com várias atividades de voluntariado, como seja a saída aos sem-abrigo, as visitas aos idosos, a recolha dos materiais, a realização de campanhas... entre outras. Por isso se o Voluntariado Missionário mexe com os teus sentimentos e sentidos, não hesites em contactar-nos:

www.claretianos.pt/missoes

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

------

12 Março 2013

O Projecto Sekulu foi divulgado no "NOTICIAS À TERÇA Nº 148, DE 12/3/2013"

Procuradoria Claretiana – No contexto do Projeto Sekulu, que leva os missionários  claretianos e seus amigos a visitar periodicamente os idosos e doentes, neste caso mais especialmente na região do grande Porto, foi desenvolvida essa atividade no passado dia 10. NT que oportunamente divulgou esse projeto, informa que as pessoas eventualmente vocacionadas para esta atividade, deverão entrar em contacto com a Procuradoria para:  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

------

9 de Março de 2013

Conversas com Vida - “Espírito Missionário”

“Espírito Missionário”! Foi subordinado a este tema que se realizou mais um Conversas com Vida, no sábado 9 de Março, na Procuradoria das Missões Claretianas, Seminário dos Carvalhos.

Com a presença dos elementos que participaram nas últimas Semanas Missionárias em São Tomé e Príncipe, Dezembro e Fevereiro passados, este Conversas centrou-se num ponto importante, procurando assim responder às questões: ” E nós por cá? O que podemos fazer por São Tomé e Príncipe? Como continuar a construir pontes de solidariedade e vida?”

O contributo de Cândida Fontes, Maria Luísa, Denérida Alves e Jorge Pires, foi importante para percebermos que podemos ir mais além de uma faceta assistencialista. Numa faixa etária diferente, pois os participantes das Semanas Missionárias são adultos e com uma grande experiência de vida em diferentes campos do saber, também permite outro discernimento e outra visão perante a vida, a missão, os desafios.

Sobressaiu destas últimas Semanas Missionárias a necessidade de envolver pessoas sem limite de idade. Mesmo ao atingir a idade da reforma, nada impede que sejamos “jovens em espírito” e tenhamos um papel importante a desempenhar na sociedade. E, como dizia uma das participantes, se os jovens podem dedicar algum do seu tempo ao voluntariado, mas a sua vida ativa está centrada em outros afazeres, alguém que já não tem a responsabilidade social de contribuir para a sociedade e a economia de um pais, porque já o fez, pode agora contribuir plenamente em projetos de desenvolvimento e com maior disponibilidade.

A Casa Claret, na cidade da Trindade, tem uma palavra importante a dizer na área da educação, saúde e solidariedade santomense, mas é necessário construir mais e ousar avançar em outros projetos. Nas palavras do P. Remualdo Vicente, além da educação e saúde, há uma enorme lacuna em criar infra-estruturas na agricultura e pescas e que poderão responder a duas situações preocupantes. Nas palavras de Jorge Pires, economista, as duas lacunas são o desemprego existente e as aspirações de uma população muito jovem que futuramente se irá deparar com problemas de inserção laboral, pois não existe mercado laboral capaz de os acolher.

No final, como sempre, permanecemos num tempo de partilha mais informal em que audiência e participantes das Semanas Missionárias abordaram questões que pessoalmente os interpelaram mais, deixando-se tocar pelo desafio de partir em Missão! E tu, animas-te? Participa e junta-te ao projeto Casa Claret!

Que este tempo de Quaresma permita uma reflexão profunda sobre a sociedade em que vivemos e sobretudo a sociedade onde gostaríamos de viver e deixar o nosso legado, sempre mais renovada e justa.

José Pedrosa

26 de Janeiro de 2013

Conversas com Vida - “Espírito Missionário”

                 Foi em ambiente familiar que a Procuradoria das Missões Claretianas promoveu mais um “Conversas com Vida”, tendo como convidado de honra Frei Fernando Ventura (franciscano capuchinho), uma voz solidária reconhecida por todos na defesa dos que mais precisam.

             Abordando vários aspectos da missão de todos nós enquanto membros de uma comunidade cristã, Frei Ventura, iniciou a sua apresentação chamando a atenção para a “morte das palavras e dos afetos” que ocorre hoje na nossa sociedade. Sociedade essa que não compreendeu, nem compreende verdadeiramente as Bem-Aventuranças do Evangelho. Por isso, chamou-nos a atenção para a necessidade de as percebermos verdadeiramente enquanto cristãos.

             De seguida apresentou vários exemplos práticos do que se tem feito em prol do próximo. O Banco de Leite de São Tomé e Príncipe foi, entre outros, dos mais citados, visto a necessidade premente de leite num país em que a mortalidade nos primeiros anos de vida é elevada, devido maioritariamente às carências alimentares das crianças.

             Após um tempo de perguntas e respostas por parte da audiência a Frei Ventura, foi altura da Procuradoria apresentar o Balanço dos Projetos Missionários de 2012 e dar a conhecer os 10 Projetos Missionários para o ano de 2013. Para obter mais informações sobre estes Projetos Missionários é favor consultar www.claretianos.pt/missoes ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

              A todos aqueles que connosco têm colaborado e ajudado nos Projetos Missionários, entre eles o Banco de Leite de São Tomé e Príncipe, um enorme bem-haja.

José Pedrosa

 

 

 
 
PROCURA - Missões Claretianas - procuradoriacmf@gmail.com - 21 796 71 46
#fc3424 #5835a1 #1975f2 #9ada4e #a9f9a7 #1d3eff
Our website is protected by DMC Firewall!