Quem somos

 

 

 

"PROCURA - Missões Claretianas" é um dos ramos da Fundação Claret, considerada ONGD em 2013. A "PROCURA" é uma Plataforma de Animação Missionária e de Ajuda ao Financiamento de Projectos de Evangelização e de Solidariedade, da responsabilidade dos Missionários Claretianos em Portugal.

A 1 de Maio de 2008, publicadas as conclusões do XI Capítulo Provincial, é reforçada a necessidade de se relançar a Procuradoria das Missões, cujo percurso remonta ao ano de 1940.


A sede inaugurada a 24 de Outubro de 2008, como presente especial dos 200 anos do nascimento de Stº António Maria Claret [Fundador da Congregação dos Missionários Claretianos], sita no Seminário dos Carvalhos, junto ao Santuário do Coração de Maria [Gaia-Porto].


A 9 de Março de 2009 é aberta uma Delegação da PROCURA junto da Igreja do Colégio Universitário Pio XII em Lisboa e em Fátima um Pólo de Exposição a 20 de Março de 2010.


A 15 de Agosto de 2012 é inaugurado o Projeto "Casa Claret" na Trindade, com a presença do Sr. D. Manuel António, Bispo de São Tomé e Príncipe. Este é o espaço de acolhimento para os Voluntários Portugueses que participam com a PROCURA numa experiência transformadora e missionária junto das pessoas, instituições e comunidades de São Tomé.


Mais recentemente, no dia 20 de Abril de 2013, deu-se início à Delegação da PROCURA em Agualva-Cacém, estando a mesma presente e realizando actividades nas Paróquias de Agualva, Cacém, Mira-Sintra e Centro Pastoral Claret.


A 20 de Março de 2015 a PROCURA surge em Tondela. A partir de Setembro de 2016 demos passos para que em Fátima nascesse uma Dlegação. Esta ação cresceu com diversas iniciativas na região de Fátima e Tomar.

 

equipa

Da esquerda para direita em cima e em baixo:

Jorge Pires: Professor do Ensino superior e Gestor na área Projetos da Fundação;
P. João Luís: Missionário Claretiano, Coordenador de vários projetos de ação social a jovens e idosos e de apoio aos sem-abrigo;
Mário Almeida: Assessor de Administração e Responsável da área Projetos na zona Sul de Portugal;
Isabel Rocha: Coordenadora do Projeto Casa Claret e Responsável da Escolinha em São Tomé;
Bárbara Silva: Professora de Educação Física e Responsável da área Projetos na zona Norte de Portugal.

 

Missão, Visão e Orientações Estratégicas

 

MISSÃO

 

Promover a construção de um mundo mais justo e fraterno através de experiências de voluntariado enriquecedoras, tendo por base o espírito missionário de Santo António Maria Claret.

 

VISÃO

     

Ser uma presença missionária transformadora nas comunidades e instituições cooperando para a dignidade e o bem-estar de cada pessoa.

 

ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DA PROCURA:

  1. Desenvolver a dimensão Missionária da Igreja;
  2. Estimular a oração pelas Missões;

  3. Comunicar a realidade do terreno;
  4. Proporcionar experiências de Voluntariado Missionário;

  5. Promover ajuda económica aos Projectos Missionários.

 

Junta-te a nós!

jomi19

 
 
PROCURA - Fundação Claret . 21 796 71 46 . procuradoriacmf@gmail.com
#fc3424 #5835a1 #1975f2 #9ada4e #a9f9a7 #1d3eff
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd