1. Somos missionários
«O meu espírito é para todo o mundo»
Estamos dispostos a dar a vida em qualquer parte do mundo!!! Não estamos presos a um lugar, o mundo é a nossa casa e o nosso espaço de missão.Somos missionários!
2. Entregamos a vida toda (com radicalidade) – eucaristia
«Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se no fim perde a sua alma (vida)? Este pensamento marcou profundamente a minha vida… foi uma seta que feriu o meu coração…»
Estamos chamados e dispostos a entregar a vida toda, queremos oferecer cada momento e dimensão da nossa existência aos outros. Sem condições! Não queremos nada para nós, entregamos tudo. Queremos dar tudo!
3. Damos testemunho do Deus do Amor (da Vida)
«Senhor que te conheça e te faça conhecer,
Que te ame e faça amar,
Que te sirva e te faça servir,
Que te louve e te faça louvar por todas as criaturas»
Procuramos fazer com que Deus esteja presente na vida das pessoas com quem partilhamos o dia-a-dia. Queremos ser capazes de colocar as pessoas em relação com Deus, apontamos para Ele. Por isso, em primeiro lugar procuramos ser homens e mulheres de Deus: «estar em Deus» viver em comunhão com Ele, compreender e dar sentido à vida a partir do nosso encontro com Ele.
4. Vivemos enamorados pela Palavra (Servidores da Palavra)
«O que mais me aninava era a leitura da Palavra de Deus da qual me enamorei desde muito jovem, havia passagens da Escritura que me causavam um impacto tão grande que me parecia ouvir uma voz que me dizia exactamente aquilo que estava a ler»
Vivemos enamorados pela Palavra de Deus, o Evangelho. A partir da familiaridade que temos com ela procuramos torná-la próxima dos outros. É partir dela que pautamos a nossa vida.
5. Tocados, «atravessados», «alterados», por Deus
«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Lc 4, 18-19
Tocados pelo Deus da Vida tornamos presente o seu amor nas diferentes situações da vida… isto é, levamos Jesus a quem não o conhece; anunciamos o amor de Deus a quem não se sabe amado; levamos o seu perdão e misericórdia a quem está ferido, oprimido…
6. Fazemos tudo com amor de Mãe (dimensão cordimariana)
«Um Filho do Imaculado Coração de Maria é um homem que arde em caridade e abrasa por onde passa»
Somos filhos do coração maternal de Maria!… Enviados a fazer tudo com um coração de Mãe, o que dá um modo amável de fazer as coisas… Chamados a amar com o seu coração a anunciar o evangelho desde o coração materno de Maria.